Carregando...

Políticas Transversais para a Juventude

PROGRAMA/PROJETO EXECUTOR OBJETIVO PERFIL TERRITÓRIOS MUNICÍPIOS

SEGUNDO TEMPO

SEEL

Tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Crianças, Adolescentes e Jovens ate 29 anos

Grande Aracaju, Sul Sergipano, Centro Sul Sergipano, Alto Sertão Sergipano, Médio Sertão Sergipano, Baixo São Francisco Sergipano

Aracaju, Itabaianinha, Lagarto, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora das Dores, Porto da Folha, Propriá, São Cristóvão e Tobias Barreto.

ESCOLA DO ESPORTE

SEEL

Professor Kardec (Bairro Santa Maria), José Gerivaldo Garcia (Bairro Santos Dumont), Josefa Silva Santos (Bairro Industrial) e Raimundo Rodrigues (Em Busca), além de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos jovens que buscam praticar algum tipo de esporte, oferta práticas corporais que estimulem o desenvolvimento integral dos adolescentes e jovens; oferta as condições pedagógicas adequadas à prática esportiva educacional e motiva a promoção de ações Inter setoriais que integram a política esportiva educacional aos demais setores e cursos profissionalizantes.

Alguns dos cursos profissionalizantes oferecidos nestes espaços são: Idiomas, Informática, Capacitação Profissional, Dança, Empreendedorismo, Cooperativismo entre outros.

Algumas das atividades esportivas desenvolvidas nestes espaços são: Basquetebol, Boxe, Futsal, Futebol, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Kick Boxing, Muay-Thay, Tae-Kwon-do, Voleibol, dentre outras.

Criança, Adolescentes e Jovens até 29 anos.

Grande Aracaju

Aracaju.

Projovem campo

SEED

Proporcionar a conclusão do ensino fundamental aos beneficiários, além da preocupação com a formação profissional do jovem agricultor, relacionando a realidade do educando com o conteúdo proposto.

Jovens de 18 à 29 anos, que ainda não concluíram o ensino fundamental e residem no campo.

Alto sertão,

sul sergipano, baixo são Francisco,

Sertão ocidental,

Médio sertão sergipano,

Grande Aracaju

 

Gararu, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Indiaroba, Pacatuba, Malhador, Pedra Mole, Poço Verde, Simão Dias, Graccho Cardoso, Laranjeiras, Riachuelo.

Projovem urbano

SEED

Promover a conclusão do ensino fundamental e a qualificação profissional do educando.

Jovens de 18 à 29 anos, que ainda não concluíram o ensino fundamental.

Alto sertão, Sul sergipano, baixo são Francisco, Médio sertão sergipano, Grande Aracaju

Aquidabã, Boquim, Canindé de São Francisco, Japoatã/Brejo Grande, Japaratuba, Neópolis, Nossa Senhora das Dores, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro

Sergipe alfabetizado

SEED

Alfabetizar jovens, adultos e idosos, além de diminuir o índice de analfabetismo em Sergipe.

Jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que não sabem ler nem escrever.

Todos os territórios do estado de Sergipe.

Todos os municípios sergipanos tem no mínimo uma turma.

Aulão do PRE-SEED

SEED

Preparar o aluno para o ENEM

Qualquer pessoa que vai fazer o ENEM pode participar do aulão.

Todos os territórios sergipanos.

Aracaju, Umbaúba, Estância, Itabaianinha, Lagarto, Simão Dias, Tobias Barreto, Salgado, Itabaiana, Ribeirópolis, Carmópolis, Capela, Japaratuba, Dores, Propriá, Aquidabã, Itaporanga, Laranjeiras, Barra dos coqueiros, São Cristóvão, Socorro, Glória, Poço Redondo e Canindé

Economia solidária

SEIDH

Tem o objetivo de criar atividades econômicas e sociais, através de cooperativas e associações numa perspectiva de desenvolvimento local.

Qualquer pessoa que desenvolva alguma atividade produtiva, em cooperativas, associações e qualquer movimento social.

Todos os territórios do estado de Sergipe

Todos os municípios sergipanos

Projeto cuidar

DIPRO/SEIDH

Qualificação profissional.

A partir de 15 anos.

Grande Aracaju

Aracaju

Intermediação de mão de obra

NAT/SEIDH

Encaminhar pessoas ao mercado de trabalho.

A partir de 18 anos

Grande Aracaju

Aracaju

Jovem Artesão

SEIDH

Promover a formação profissional de jovens em situação de risco que, através do conhecimento de técnicas artísticas, da formação cidadã e da promoção do associativismo e empreendedorismo, desenvolvem produtos para a comercialização, buscando aliar a produção artística às atividades econômicas capazes de gerar trabalho e renda para os participantes e para as comunidades envolvidas.

Jovens a partir de 16 anos

Todos os territórios do estado de Sergipe

Todos os municípios sergipanos

COMUNIDADE MAIS SEGURA

SECC

Funcionará a partir da execução de projetos em rede, que envolvem: o fortalecimento de ações de prevenção na escola, identificando crianças e adolescentes com ligação direta e indireta com relação às drogas e encaminhando-os para iniciativas ligadas ao esporte, cultura e saúde, de modo a afastá-los da violência; ocupação de espaços públicos como praças, movimentando-as através da promoção de eventos, apresentações culturais e atividades esportivas; acompanhamento e avaliação de criança e família em situação de vulnerabilidade; busca de apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) para ampliar a oferta de cursos e atividades que possam ajudar crianças e adolescentes.

Busca atingir o público formado por jovens com idade entre 15 e 29 anos e seus familiares.

Grande Aracaju

Aracaju e futuramente o Programa Comunidade Mais Segura será levado a outros 10 municípios do interior, definidos conforme os critérios de violência e vulnerabilidade.

PROERD

SSP

Programa Educacional de Resistência ás Drogas e á violência, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula de sua escola.

Criança e Adolescentes.

Todos os Territórios

Todos os Municípios.

Dom Távora

SEAGRI

Tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de negócios para a população rural mais necessitada do estado de Sergipe, nas áreas de negócios agropecuários ou não-agropecuários, criação de animais, produção de artesanato e turismo rural.

Qualquer pessoa da zona rural que possua negócio próprio e tenha interesse em participar do projeto.

Baixo São Francisco; Agreste Central; Centro Sul; Médio Sertão.

Pacatuba, Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis, Santana do São Francisco, Japoatã, Canhoba, Nossa Senhora Aparecida, Carira, Pinhão, Tobias Barreto, Poço Verde, Simão Dias, Graccho Cardoso e Aquidabã

Feiras da juventude

ICODERUS

Incluir a juventude rural em atividades produtivas e comerciais, através da implantação de feiras da agricultura familiar, circulando e comercializando seus produtos por um preço mais acessível, favorecendo a geração de renda.

Agricultores familiares e seus filhos com idades produtivas de 18 à 29 anos.

Todos os territórios do estado de Sergipe

Todos os municípios de Sergipe

Acesso ao Pronatec

Prefeituras

Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos para a educação profissional, nas redes federais, cientifica e tecnológica. Redes estaduais, e nas unidades de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT)

Jovens de 16 à 29 anos

Todos os territórios do estado de Sergipe

Todos os municípios sergipanos.

Construindo o futuro

PETROBRAS

O projeto construindo o futuro, tem o objetivo de ofertar cursos gratuitos nas áreas de construção civil e turismo.

Jovens de 15 a 29 anos.

Grande Aracaju e Leste sergipano

Aracaju, São Cristóvão, Barra dos coqueiros, Maruim e Japaratuba

Acesso ao ENEM

Governo federal

O exame nacional tem o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao termino do ensino médio, além de oportunizar todos os cidadãos brasileiros a ter acesso ao ensino superior público de qualidade.

Qualquer pessoa que queira ingressar no ensino superior.

Todos os territórios brasileiros.

Todos os municípios brasileiros.

Acesso ao PROUNI

Governo federal

Programa governamental de acesso ao ensino superior, que visa por meio da nota do ENEM dar bolsas de estudos integral ou parcial a quem comprovam não ter condições de pagar o curso desejado.

Qualquer pessoa que queira ingressar no ensino superior.

Todos os territórios brasileiros.

Todos os municípios brasileiros.

Acesso ao FIES

Governo federal

O FIES é um programa de financiamento que tem como objetivo dar oportunidades a jovens que querem fazer um curso superior, mas, não tem renda suficiente, então pelo programa o aluno faz o financiamento e só paga após a conclusão do curso.

Jovens a partir de 18 anos.

Todos os territórios brasileiros.

Todos os municípios brasileiros.

Desenvolve SE

Federação Sergipana de Empresas Juniores (SERJúNIOR)

o principal objetivo desse projeto é fomentar a cultura empreendedora em Sergipe, por meio do estimulo a sociedade sergipana da importância do empreendedorismo em suas diversas formas, e inserir os diversos públicos em atividades que mostrem como o empreendedorismo pode transformar suas vidas e o ecossistema local. Além disso, criar estímulos para novas Empresas Juniores, e do fortalecimento da gestão empresarial das já existentes, da divulgação a sociedade das Empresas Juniores já existentes e dos serviços prestados por elas, ampliando também o número de micro e pequenos negócios atendidos, proporcionando um ambiente de desenvolvimento no ecossistema empreendedor do Estado.

Jovens de 15 a 29 anos.

Todos os territórios do estado de Sergipe

Todos os municípios sergipanos.

 

No esporte, existem campeões e existem heróis. Campeões vencem porque são bons no que fazem e tiram proveito particular de suas vitórias. Heróis vencem quando menos se espera, superam seus próprios limites, e quando recebem os louros dividem suas vitórias com uma nação inteira

Augusto Branco

Quem não tem coragem para arriscar não conquistará nada na vida

Muhammad Ali, boxeador

Obstáculos não devem te impedir. Se você encontrar uma parede, não desista. Descubra como escalá-la

Michael Jordan, jogador de basquete

Dê sempre o melhor de si. Trabalhe com 100% da sua capacidade. Mas não se esqueça de se divertir. Às vezes, nós nos focamos tanto que esquecemos que começamos tudo aquilo por amor. Quando isso acontece, o esforço não vale mais a pena

Allyson Felix, corredora

Se você falhar na preparação, você está preparado para falhar

Mark Spitz, nadador

Todos nós temos sonhos. Mas para transformá-los em realidade, é preciso ter uma quantidade imensa de determinação, dedicação e esforço

Jesse Owens, corredor e atleta do salto em distância

É preciso ter cabeça de campeão para se manter no topo. Não se pode deixar a vitória subir à cabeça e nem permitir que a derrota te destrua

Nancy Kerrigan, patinadora artística