ico Carregando...

Secretário Antônio Hora prestigia Seminário da ASTRA

Autor: Ascom
Visitas: 127
28/08/2017

Twitter Facebook Google+ WhatsApp WhatsApp

Imagem de Capa

O secretário de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude Antônio Hora Filho, participou na tarde da última sexta-feira, 25, da solenidade de abertura do 10º Seminário Regional Saúde, Prevenção e Cidadania, evento organizado pela Associação Sergipana de Transgênero (Astra LGBT), que contou com apoio da Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEEL).

A Astra é uma organização não-governamental, que trabalha com a população LGBT. Como todos os grupos minoritários, vulnerabilizados e descriminados, procura se organizar para reivindicar seus direitos. Existindo desde 2001, trata-se de uma entidade que sempre lutou pela cidadania e direitos humanos dos LGBT. Seminários e palestras são formas mais acessíveis para, de alguma forma, minimizar o preconceito, servindo como educação social.

Tatiane Aquino de Araújo, presidente da Astra, acredita que conscientizar a população, tanto a LGBT, quanto a sociedade em geral, sobre o tema, é um dos maiores objetivos desse tipo de ação.

- Estes projetos trazem muitas pessoas à instituição, criando um vínculo social. Então, nós temos um trabalho muito interligado com os diretos humanos, sabendo que inclusão é o necessário – conta Tatiane.

Hoje, a população jovem tem maior índice de vulnerabilidade em dois campos: na violência e na infecção DST/HIV/AIDS. O corpo da Astra é composto por pessoas jovens e, além de seminários e projetos, ligados ao Ministério da Saúde, à área da prevenção, também organiza grupos de discussão sobre o assunto, para, de alguma forma, tentar aconselhar e conscientizar este grupo de pessoas.

O Doutor Almir Santana, coordena o Programa Estadual de DST/Aids desde 1987, sendo o primeiro médico a aceitar atender pacientes do tipo, há 30 anos atrás, em Sergipe. Para ele, o poder público sempre deve estar presente nesses tipos de ação.

- Somos parceiros desde a primeira Parada LGBT. Então, é muito importante o poder público apoiá-los. Até porque, contará com um grande número de jovens. Além das secretarias, as instituições que trabalham com a juventude, devem estar presentes nesses eventos. Já que, além da questão da cidadania, serve de alerta para a importância da prevenção dessas doenças – relata Almir.

O secretário Antônio Hora Filho, sempre desempenhando trabalhos voltados para a juventude, participou da mesa e deu sua contribuição, afirmando que a educação social neste sentido é muito importante e, trabalhando a inclusão, conscientização e acesso à saúde, serão construídos pilares para que estas pessoas não se afastem do âmbito da sociedade e não deixem de se beneficiar com as políticas públicas nessas áreas.

- Dentre os movimentos sociais, o LGBT é aquele que mais se identifica com a população jovem. E, na condição de Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Juventude, nós estamos aqui para apoiar o movimento e todas as ações que envolvem a Parada GLBT e conscientização da nossa juventude – afirma o secretário.

0 comentário(s)
É necessário estar logado para cadastrar um comentário