ico Carregando...
Logo SEEL

Colégio estadual de Rosário do Catete conquista prêmio internacional de ciclismo

Autor: Leonardo TomazVisitas: 22
25 de junho de 2019

Twitter Facebook WhatsApp WhatsApp

Imagem de Capa

Apaixonados pelo pedal, os alunos do Colégio Estadual Leandro Maciel, em Rosário do Catete, que fazem parte do projeto de Ciclismo, estão em festa. Os atletas foram agraciados com o prêmio Pedala Brasil, iniciativa da empresa norte-americana Specialized, que visa apoiar programas de ação social que incentivem o uso da bicicleta como ferramenta de transformação de jovens e crianças. A unidade de ensino foi selecionada entre 62 projetos inscritos de vários lugares do país e receberá a doação de equipamento ciclísticos.

Desde 2009, o professor de Educação Física Wagner Luiz Facion introduziu a prática de ciclismo as suas aulas nas escolas públicas da região. Logo se percebeu que a bicicleta poderia mudar a vida dos jovens, seja pelo seu uso como lazer, ou pela prática de atividade física, meio de transporte ou como atleta da modalidade.

Feliz com a conquista, o professor Wagner Facion explica que um dos objetivos da iniciativa é promover a formação de cidadãos. “É um projeto inserido na escola, pois é na escola que se tem a possibilidade de realizar a transformação social. Nesse período um grande número de jovens e adolescentes tiveram a oportunidade de ser atendido pelo projeto e como fruto do trabalho surgiram atletas que seguiram a vida no ciclismo profissional conquistando competições locais, estaduais, nacional e até internacional”, celebra o treinador.

Formada por 16 estudantes do ensino fundamental e médio, a equipe de ciclismo já conquistou dezenas de prêmios em diversas competições pelo estado.

O professor Wagner conta que mesmo com as adversidades os alunos sempre alcançaram bons resultados. “Os Jogos da Primavera é um exemplo claro disso. A escola sempre participou e graças ao empenho deles conquistamos muitas medalhas”, completa.

Formando para vida

No projeto desde 2017, o aluno Gonçalo Neres de Melo Junior destaca que o esporte sempre foi muito presente em sua vida. Para ele, o ciclismo “é uma modalidade que não só melhora a condição física, mas também a parte pessoal e emocional. Um projeto que forma para a vida”.

O estudante Abílio Paulo dos Santos Neto explica que sua intenção era ser jogador de futebol. “Mas não deu muito certo por conta do meu tamanho, foi aí que surgiu a oportunidade participar do grupo de ciclismo, em 2015. Para mim se trata de uma família, é um lugar que me sinto bem. A gente tem algumas dificuldades em relação a equipamento, porque o material que temos é limitado e outros colegas têm interesse em participar”, destaca.

Fotos por: Divulgação / Unidade Escolar