Educação lança o logotipo e nova estrutura dos Jogos da Primavera

31 de maio de 2019

Em solenidade presidida pelo secretário Estadual da Educação, Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, a Seduc, por meio da Superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas, lançou na tarde desta quinta-feira (30) o logotipo e a nova programação dos 36º Jogos da Primavera.

O evento que contou com as presenças de professores de educação física, diretores de estabelecimento de ensino, das redes pública e privada, presidente do CREF, Gilson Dória, representantes da Seduc e presidentes de federações de esportes profissionais e amadores, aconteceu no auditório Professora Hermínia Caldas, na Seduc.

Dando início à solenidade, o secretário Josué Modesto destacou o momento que o esporte escolar estava vivendo com aquela solenidade e destacou os benefícios, que a sinergia da educação-esporte, pode trazer para o futuro da nossa juventude e o crescimento do esporte escolar.

A superintendente Mariana Dantas, em um primeiro momento fez um resumo do que os Jogos da Primavera representam para nossa juventude, apresentado o logotipo dos Jogos, programação visual dos troféus e medalhas. Na oportunidade, descreveu o desenho da marca, sintetizando o que cada traço representa.

"Tivemos o cuidado de apresentar uma marca jovem, moderna e que represente o dinamismo da nossa juventude. Aqui tudo está em movimento. Não tem início, meio e fim, que representa o dinamismo e a modernidade dos 36º Jogos da Primavera" definiu  Mariana Dantas ao agradecer a Ascom da Seduc pela produção.

Em sua segunda participação na solenidade, Mariana Dantas falou sobre os Jogos da Primavera, detalhando a competição, enfatizando as modificações introduzidas. "A competição foi descentralizada. Em um primeiro momento queremos atingir todos os 75 municípios. Nosso pessoal vai lá e realiza a competição. Esperamos que esses municípios confirmem suas inscrições, que estão abertas desde hoje dia 30 de maio e vão até 14 de junho. Para facilitar a logística da competição, esses 75 municípios foram divididos em 7 polos, tomando-se por base a regionalização, como forma de reduzir custos", disse Mariana Dantas.

Os Jogos da Primavera em sua nova configuração, foram divididos em Etapas e Fases. A primeira fase terá três etapas. Na 1ª Etapa - Fase 1, acontece a seletiva de Futsal masculino, das escolas particulares, categoria "A", atletas com idades variando entre 12 e 14 anos e categoria "B" com idades entre 15 e 17 anos, classificando duas equipes de cada categoria para a 2ª etapa.

Na 1ª Etapa - Fase 2, acontece a seletiva municipal do Futsal masculino, para as escolas públicas da capital e interior e para as escolas particulares do interior, classificando-se uma equipe de cada município.

A Etapa 1 - Fase 3 promove a seletiva Regional do Futsal masculino para as escolas públicas da capital e do o interior. As disputas acontecerão nos sete polos, classificando-se 14 equipes, duas equipes por polo.

A 2ª Etapa promove as seletivas das modalidades coletivas como Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, para a Etapa Regional.  A Fase final geral será disputada por alunos na categoria infantil com idades entre 10 e 11 anos, categoria "A" com idades entre 12 e 14 anos e finalmente, a categoria "C", com idade entre 18 e 25 anos.

Os 36º Jogos da Primavera serão disputados na categoria infantil, nas modalidades de Atletismo, Badminton, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Natação e Tênis de Mesa. Nas categorias A e B as modalidades em disputa serão   Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Para-atletismo, Paranatação, Tênis de Mesa, Voleibol de Praia e Xadrez e na categoria "C" Para-atletismo e Paranatação.

As inscrições estão abertas no site da Seduc http://seed.se.gov.br/jogos, entre os dias 30 de maio e 14 de junho.

Fotos por: Givaldo Batista