Governo lança serviço de emissão do Programa ‘ID Jovem´ nos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceacs)

14 de maio de 2019

Em solenidade realizada no Centro de Atendimento ao Cidadão - Ceac, da Rodoviária José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova), o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc)/Coordenação Especial da Juventude lançou nesta segunda-feira, 13, o posto avançado para emissão do Programa Identidade Jovem (ID Jovem). A iniciativa foi possível graças à parceria da Seduc com a Secretaria de Estado da Administração (Sead).

O Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto 50%, no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Fornecido pela Secretaria Nacional da Juventude, o cartão ID Jovem é destinado a quem está em programas sociais e tenha de 15 a 29 anos. Ressalta-se que, para ter o Identidade Jovem, é obrigatório que as informações da família nos programas sociais sejam sempre atualizadas.

Segundo o secretário George Trindade, o Ceac é uma porta de entrada da cidadania e de socialização do povo sergipano. E o ID Jovem veio em um momento muito importante para garantir a ampliação dos direitos da juventude. "A disponibilização da Identidade Jovem amplia direitos e assegura as conquistas do Estatuto da Juventude, compromissos do governo para inclusão social", afirmou.

De acordo com coordenador do ID-Jovem em Sergipe, Fredson Santana, há uma estimativa de que o programa beneficie mais de 270 mil jovens sergipanos que têm o direito ao serviço e que eles passem a usufruir dos seus benefícios. "O programa já existe em Sergipe e foi estabelecido através do decreto. Porém, a pretensão do governo de Sergipe é ampliar e dar mais visibilidade, atraindo mais jovens ao programa que é coordenado no estado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, através da Superintendência de Esporte", explicou.

Para o estudante Willian Barreto, 25 anos, que já pegou nesta segunda-feira, no Ceac da Rodoviária a sua carteira do ID Jovem, é de grande importância a rede CEAC passar a ofertar mais esse serviço voltado para a juventude. "Acredito que seja um passo importante que o governo dá para o favorecimento dos jovens de baixa renda, que terão mais opção de dispor desse benefício que dar direito a gratuidade e descontos em viagens interestaduais e ainda descontos de 50% na entrada de eventos artístico-culturais e esportivos em todo o território nacional", frisou.

A superintende Especial de Esportes, Mariana Dantas destaca que esse é mais um benefício que o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal presta ao jovem de baixa renda. "Esse posto avançado do ID Jovem aqui no SEAC da Rodoviária, abre a possibilidade de atendimento a um maior número de beneficiários. Não se trata de uma exclusividade do CEAC da Rodoviária, o beneficiário do ID Jovem a partir de agora, pode pegar o seu cartão nos Ceac´s dos shoppings Rio Mar e Jardins aqui na capital e no Shopping Prêmio, em Socorro. Nos Ceac´s itinerantes e no Centro do Turista. Em todas as unidades do CEAC é possível se fazer o ID Jovem", lembrou a superintendente Mariana Dantas.

Participaram ainda da solenidade, a diretora geral dos Ceac´s, Ana Paula Menezes, o diretor do Ceac Itinerante, Clistenes Dantas Buarque e o coordenador do ID-Jovem em Sergipe, Fredson Santana.

Fotos por: Givaldo Batista