ico Carregando...
Logo SEEL

Em visita a Aracaju, presidente do COB promete parceria com o Governo de Sergipe

Autor: Givaldo BatistaVisitas: 71
29 de abril de 2019

Twitter Facebook WhatsApp WhatsApp

Imagem de Capa

A manhã deste sábado (27) marcou o encontro de autoridades esportivas do estado de Sergipe, com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley. No encontro, a perspectiva de implantação do projeto Transforma no estado de Sergipe. O encontro foi encerrado com uma visita à Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, no bairro Santos Dumont, em Aracaju.

Paulo Wanderley viu uma amostra de como o esporte sergipano é gerenciado e levado a sério pelas autoridades locais. Participaram da visita além do presidente do COB, o Secretário Municipal de Esportes e da Juventude e da Aracaju, Antônio Hora Filho, a Superintendente Especial de Esportes da Seduc, Mariana Dantas, o professor Manoel Luís Oliveira e o deputado federal Fábio Mitidieri, presidente da Comissão de Esportes da Câmara Federal.

Paulo Wanderley disse ter preenchido positivamente a expectativa que fez das atividades esportivas em Sergipe, ao conhecer os trabalhos desenvolvidos na Escola de Esportes Gerivaldo Garcia. “Essa visita preencheu minha expectativa, até positivamente. A gente vê que existe um trabalho de conscientização, trabalho de inclusão social. Achei interessante. Aqui existe o envolvimento, não só das crianças, mas também dos familiares. Eles se sentem também participativos e isso facilita a ideia, que é exatamente a de promover a inclusão social. Sem o envolvimento da família, o projeto fica capenga e aqui estou vendo, que existe um diferencial dos projetos que eu conheço”, avaliou Paulo Wanderley.

A visita do presidente do COB deixou a perspectiva de se firmar uma parceria com estado e município, para implantação do projeto Transforma, que vem a ser um projeto que leva a capacitação para professores das redes pública e particular, em todo o Brasil.

Criado em 2014, o projeto se faz presente em 2.200 escolas do Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais. Sergipe pode ser mais um estado a fazer parte desse projeto, cujas atividades vão além da escola, com a realização de festivais esportivos. Nesses festivais, atletas profissionais se apresentam ao público, aumentando a interação entre o desportista e a população, reforçando o clima de confraternização que só esporte sabe produzir.

A Superintendente de Esportes da Seduc, Mariana Dantas, destacou a presença de Paulo Wanderley em Aracaju como uma oportunidade de conhecer o que o Estado de Sergipe está fazendo, para desenvolver o esporte de base.

“Essa visita à Escola Gerivaldo Garcia vem em uma hora muito importante para a gente, porque estamos nesse processo de fusão com a Secretaria de Educação. Então, um projeto como esse, o Transforma do COB, que prevê os preceitos da política pedagógica brasileira dentro da política desportiva também, só traz benefícios para todos os envolvidos. A gente só tem a ganhar. Esporte e Educação são duas ferramentas, que unidas, tem o poder de realmente fazer a transformação”, destacou.

Sobre o projeto Transforma, Marina Dantas disse que tanto o Estado de Sergipe, como o Munícipio de Aracaju, estão se mobilizando para fechar essa parceria com o COB. “É uma parceria onde os professores poderão fazer cursos à distância, gratuitos e serão dirigidos não só a professores de Educação Física, mas de todas as outras disciplinas, para que eles aprendam, sejam multiplicadores dos valores olímpicos e possam passar isso para nossas crianças”, concluiu.

Para o secretário municipal de Esporte de Aracaju, Antônio Hora Filho, essa parceria traz a possibilidade de capacitar os professores das redes estadual e municipal. “Essa parceria fará com que nossos professores sejam multiplicadores dos valores olímpicos e isso vai fundamentar uma nova cultura esportiva em nosso estado. Paulo Wanderley é a maior autoridade do desporto no Brasil e é com muita alegria que estamos aqui para recepciona-lo e mostrar o que Sergipe faz no segmento esportivo”, disse Antônio Hora.

Fotos por: ASCOM