ico Carregando...
Logo SEEL

Talentos esportivos se destacam nas competições escolares do Colégio Estadual José Amaral, em Pirambu

Autor: Leonardo TomazVisitas: 148
25 de abril de 2019

Twitter Facebook WhatsApp WhatsApp

Imagem de Capa

A manhã de sol intenso na orla do município de Pirambu não impediu os alunos de se divertirem com os Jogos Escolares do Colégio Estadual José Amaral Lemos, nesta quinta-feira, 25. Cerca de 585 estudantes do ensino fundamental maior e médio inovador participam das competições que esse ano traz muitas novidades para comunidade escolar.

Com o objetivo de incentivar a prática de esporte no ambiente escolar, o evento  acontece de forma simultânea em três locais da cidade. Os estudantes competem em diversas modalidades como o atletismo, futsal, badminton, voleibol, xadrez, queimado e jogos eletrônicos.

Para o professor de educação física, Paulo Sérgio Soares de Lima, o deporto estudantil é uma importante ferramenta social para unir a comunidade escolar. "Eu como professor de educação física acredito que o esporte é uma ferramenta indispensável para aproximar o aluno de todas atividades da escola. Além disso, a partir de competições como essa é que conseguimos descobrir grande talentos no esporte. Então de alguma forma se trata de um evento extremamente importante porque une a questão lúdica de poder se divertir com as práticas esportivas com a questão profissional, no qual é descoberto excelentes atletas", enfatiza.

Uma dessas atletas é a aluna Eloy Gabrielle Cardoso que é destaque no atletismo e já conquistou muitas medalhas. Ela conta que o esporte sempre foi muito forte em sua vida e destaca que não pensa em parar. "Foi a partir desses jogos internos que decidi competir. O professor descobriu meu potencial, que eu tinha boa altura e desde então nunca parei", relata.

O aluno João Mário Andrade Moura estreou no xadrez e conta que gostou bastante. "Por ser um jogo que requer muita concentração, confesso que gostei muito porque a gente também se diverte e faz novas amizades", destaca.

 

Protagonismo

Com o objetivo de enaltecer o protagonismo dos estudantes do ensino médio inovador, a organização dos jogos escolares ficou por conta dos alunos do 3º ano. Com o auxílio dos professores, eles ficaram responsáveis pela a elaboração das partidas, logística e arbitragem das competições.

A gestora do colégio, professora Raiana Santos Reis D'Avila, acredita que o esporte é uma importante ferramenta para valorização do trabalho em equipe e destaca o trabalho dos alunos protagonistas. "É um evento muito especial para nosso calendário escolar. Os alunos esperam ansiosamente para esse momento de socialização e também colocar em prática suas habilidades esportivas. Esse ano trouxemos essa novidade de colocar os alunos do 3º como parte da comissão organizadora para que eles se sintam integrados com as atividades e desenvolvam suas aptidões", conta.

Érick Santos Albuquerque, aluno do 3º do ensino médio, conta que a organização deu muito trabalho, mas foi gratificante acompanhar a execução das atividades. "Foi um processo muito especial porque tínhamos a responsabilidade de fazer um grande evento. Tivemos total apoio dos professores que prontamente nos auxiliavam. Sem dúvidas foi um trabalho que deu muita dor de cabeça para gente, mas o resultado compensa todo os obstáculos", finaliza.