Governo de Sergipe participa do 1º Congresso Olímpico Brasileiro

16 de abril de 2019

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) promoveu no último sábado (13), em São Paulo, o 1º Congresso Olímpico Brasileiro, que teve a participação do Governo de Sergipe, por meio da Superintendente de Esporte da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura. O evento teve como objetivo principal compartilhar conhecimentos do esporte brasileiro, bem como comunicar e compartilhar informações para enfrentar os desafios do esporte olímpico no Brasil.

O Estado de Sergipe esteve representado pela Superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas, e pelo professor Flávio Oliveira, da Diretoria de Praças Esportivas. Durante todo o dia, os participantes ouviram palestras dos mais renomados dirigentes esportivos do Brasil e do exterior, sempre versando sobre a gestão esportiva e o desenvolvimento do esporte.

Para a superintendente Mariana Dantas, participar de eventos como esse enriquece o conhecimento do gestor e cria oportunidade de trazer e aplicar em Sergipe tudo que foi visto e ouvido, procurando, com isso, melhorar a gestão, direcionando para o alcance de resultados efetivos, sustentáveis e de alto impacto, em toda a cadeia esportiva.

Destinado a gestores, treinadores e profissionais da ciência do esporte, o Congresso Olímpico celebrou os 10 anos do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), Departamento de Educação do COB.

n14307_2 Ao todo foram 12 importantes palestras, proferidas por personalidades de destaque do esporte, como o técnico de vôlei, Bernardinho, a diretora de performance da Agência de Esportes do Reino Unido, Chelsea Warr, e o Consultor Sênior do COI, Michel Vésper, e o treinador Bob Bowman, que comanda a natação da Arizona State University e acompanhou o norte-americano Michael Phelps ao longo de sua carreira.

Os palestrantes abordaram assuntos como “Ética, Governança, e Compliance no esporte”, “Sistema de Identificação e Desenvolvimento de Talentos” e “Gestão de Equipe Multidisciplinar”.

O Congresso Olímpico Brasileiro homenageou os 10 anos da criação do Instituto Olímpico Brasileiro, o Departamento de Educação do COB, que atua em três pilares centrais, sendo eles: o programa de capacitação de gestores, a academia brasileira de treinadores e o programa de carreira do atleta.

Entre as autoridades presentes ao evento, destacaram-se o general Marco Aurélio, secretário nacional de esporte; Leandro Froes, ex-ministro do esporte e atual secretário de esportes do Distrito Federal; Luciano Cabral, presidente da CBDU; André Matos, gerente de esportes de base do COB; o medalhista olímpico Lars Grael, entre outros.