Continuam abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro e Jovem Senador 2019

Autor: Leonardo TomazVisitas: 188
09 de abril de 2019

Os estudantes interessados em fazer parte do time de Legisladores Juvenis em 2019 já podem se inscrever no processo de seleção para os programas Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) e Jovem Senador (JS).  Os alunos selecionados terão a oportunidade de vivenciar a rotina parlamentar na Câmara e Senado Federal, em Brasília. Em Sergipe, as iniciativas são coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria Internacional.

As inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) estão abertas até o dia 31 de maio. O Programa Jovem Senador prossegue com as inscrições até o dia 16 de agosto.

Para a chefe da Assessoria Internacional da Seduc, professora Célia Gil, essa é uma oportunidade para os estudantes sergipanos mostrarem seu potencial para elaboração de projetos e redações. “Essa semana a gente vai estar nas escolas, intensificando a divulgação e incentivando a participação dos alunos. São projetos extremamente importantes para que eles entendam na prática o que faz um deputado e um senador”, informa a professora, que também é a coordenadora estadual do PJB.

Parlamento Jovem Brasileiro

Para se inscrever, o candidato tem que preencher alguns requisitos, como: ter entre 16 e 22 anos de idade até 31 de dezembro de 2018; estar cursando o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio regular ou o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio; ou ainda estar concluindo o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O aluno deve elaborar um Projeto de Lei de sua autoria, cujo tema seja de relevância nacional. Após a elaboração, deve preencher a ficha de inscrição que se encontra no site da Câmara (www.camara.leg.br/pjb), anexar cópia do documento de identidade e a declaração da escola em que está matriculado.

Todos esses documentos deverão ser enviados à coordenação estadual do PJB, através do e-mail sergipe.pjb2018@gmail.com ou através dos Correios, no endereço: Avenida Murilo Dantas, nº 8881, Galeria Farol Center, sala 30, bairro Farolândia, CEP 49323-490, Aracaju - Sergipe.

Jovem Senador

O tema da redação este ano é “Orçamento Público: sua participação tem valor”. O texto deverá ser escrito de maneira dissertativa e argumentativa, contendo entre 20 e 30 linhas. Para participar, o candidato deve ser aluno do ensino médio da rede pública estadual de ensino e ter 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2019.

Até o dia 16 de agosto, as escolas devem encaminhar as redações selecionadas no Jovem Senador 2019 para a Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura através do e-mail ai@seed.se.gov.br, ou via Correios, para o endereço: Av. Murilo Dantas, 881, sala 30 – Farolândia, Aracaju – SE, 49032-490.

Os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos senadores e o processo legislativo brasileiro. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Experiência

O estudante Wagner dos Santos Almeida, ex-aluno do Colégio Estadual Tobias Barreto, em Aracaju, foi um dos sergipanos que viveu boas experiências como legislador em Brasília. Ele teve a oportunidade de participar dos dois programas, em 2018, nos quais elaborou um projeto sobre a construção de usinas de biogás a partir do lodo do esgoto. Em seguida, escreveu uma redação falando sobre o projeto, texto que o selecionou para o Programa Jovem Senador.

“Foram experiências enriquecedoras. São oportunidades únicas porque pude conhecer pessoas de todos os estados. Cada um com sua individualidade, com seu jeito e sua cultura, suas metas e objetivos. Lá eu percebi que eu não estava sozinho; todos estavam igualmente engajados e pensando no futuro. Foi isso que mais me inspirou”, relatou o estudante de Direito, que pretende atuar na área de defensoria pública.

A professora Célia Gil, coordenadora estadual do PJB, conta que o desempenho de Wagner foi uma grata surpresa. “É um jovem extremamente inteligente e engajado com os assuntos sociais. Ele se revelou um estudante que realmente fez a diferença em Brasília e defendeu seu projeto com muita garra. Sem dúvida, um exemplo de jovem que quer um Brasil cada vez melhor”, celebra.

Coordenadora do Programa Jovem Senador, a professora Nádia Cardoso comenta que o tema da redação deste ano é muito importante para que os estudantes possam entender como funciona o uso do dinheiro na esfera pública. “É um programa que estimula o conhecimento porque eles têm de pesquisar sobre o assunto. Por exemplo, saber a diferente de orçamento que vai para um município, que vai para um órgão federal. Então esses programas chegam às escolas para mostrar que todo mundo pode saber o que está acontecendo por lá. É um exercício de cidadania”, finaliza.